sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

the lovely bones - um olhar do paraiso


ou Visto do Céu, título que achei muito bom;

a primeira vez que vi o trailer deste filme achei que seria deprimente, afinal, uma menina violentamente assassinada por um sádico serial killer está mais próximo de crime 360°do que um blockbuster. Depois soube que o diretor era Peter Jackson. Bem, pensei, talvez não tenhamos realmente que lidar com ossos....

O livro _ Uma vida interrompida -Memórias de um Anjo Assassinado_ de Alice Sebold eu não li ainda. Por isso meu foco será no que entendi do filme.

Primeiramente - Os ossos na estória não são realmente ossos, é uma metáfora para o elemento que sustenta os relacionamentos entre os personagens.
Sabemos que a menina é morta mas a cena não é mostrada, também sabemos quem é o assassino mas ele não é caçado pela policia ou sequer se esconde e sabemos que Susie vai para o Céu. Bem, ela está a caminho quando percebe que ainda tem algo que a prende na terra.
Eu pensei que seria vingança, mas pensando bem... Alguém procurando vingança não mereceria o paraiso não é?
Susie parece se sentir culpada por ter deixado sua familia, por não estar lá quando os pais e os irmãos sentem sua falta. Ela gostaria de ter tido as experiências de uma garota,um primeiro beijo....
É quando a raiva pelo assassino fica maior.
No céu de Susie tudo tem cores vibrantes, são paisagens em quadros vivos, ela não está triste até perceber o quanto seus pais estão.
E a jornada destes pais até a aceitação é longa. Assim como a da irmã, subitamente elevada a categoria de irmã mais velha.
Estas são as ligações que formam a estrutura dessa familia, de amor , de tristeza, de superação e de lembranças. Susie acompanha todos até ter certeza que aceitaram a sua ida e consegue até ter um vislumbre do que seria seu primeiro beijo...

Visualmente foi o filme mais lindo do ano.
Uma cena em particular, que está no trailer de tv por isso não consiste em spoiler, é a imagem de barcos navegando no oceano dentro de garrafas.
Suspirei alto ao ver a imagem, Linda !!!!

Não espere um filme policial, nem um drama pesado (tem cenas que uma lágrima pode brotar, sim, poucas), é um filme como diz o título _Adorável_
Daqueles que te fazem crer num mundo melhor apesar da maldade.

3 comentários:

Silvia Freitas disse...

olá Bones, amei seu comentário sobre esse filme. Eu gostei muito do filme, apesar de sair do cinema com um pouco de tristeza por saber que existem ,na vida real, pessoas daquele tipo, psicopatas. Mas foi muito bom, sem exageros e leve para o tema.

Thiago Paulo disse...

Nossa, adorei o filme... É uma história muito forte, porém necessaria. Visual lindo e narrativa maravilhosa. Apesar das críticas, recomendo também.

Abraço

Caio Coletti disse...

"The Lovely Bones", um feel-good movie? Por essa eu não esperava, mas acho que essa é a garnde graça dos filmes de Peter Jackson, ele consegue sempre imprimir um tom personalíssimo em seu filme, não interessa a escala em que ele seja produzido. Acho muito bom que ele continue tendo a capacidade de surpreender o espectador, poucos diretores tem isso na Hollywood de hoje, originalidade é um produto em falta na terra do cinema.

Enfim, ouvi muito bem das atuações de Saoirse Ronan e Stanley Tucci, e a primazia visual já era de se esperar. Esperemos então para conferir o resultado final. :D

Abraços Bones!

P.S.: O Anagrama voltou...

BONES-CINEMA-TV
>