segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Minha Experiência com o sistema D-BOX do Cinemark Boulevard Tatuapé

D-Box é uma poltrona que se movimenta por meio de mecanismos hidráulicos e pneumáticos, cujos movimentos estão conectados com a ação do filme que está sendo exibido, desde, é claro, que seja um filme já codificado para os movimentos da poltrona.

Funciona assim: O filme é visto por uma equipe que programa os movimentos em um software compatível com um aparelho que movimentará os mecanismos dentro da cadeira. Tudo fica sincronizado, movimentos e intensidade, com os momentos de ação do filme. Assim, enquanto o personagem do filme voa sobre uma águia, a poltrona se move suavemente para frente e para os lados; o herói enfrenta uma explosão e a cadeira treme; uma cavalgada é acompanhada de pequenos tremores: e assim vai..

A intenção é fazer com que o expectador se sinta parte do filme. E funciona bem, ao menos para mim, quando se trata de quedas de precipícios e voos panorâmicos. Nas explosões, nem tanto. É possível que a quantidade de explosões e batalhas em "O Hobbit, a batalha dos cinco exércitos" tenha uma parcela de culpa para essa minha opinião. Foram MUITOS tremores!

A novidade* é bem vinda, principalmente para quem vai ao cinema como um passeio regular. O preço, no entanto, é um tremor à parte. No Cinemark Boulevard Tatuapé são duas salas, cada qual com duas fileiras de assentos D-Box e preços diferenciados para a mesma sessão; preços estes  não contemplados pelas promoções de meia entrada (Vivo, Mastercard e Bradesco).

Enfim, foi uma experiência divertida, tanto quanto as salas Imax ou o novo 3D, ou seja, logo será rotina. Com o tempo  essas poltronas podem vir a ser vendidas acompanhando um home theather,  quem sabe....

O cinemark adverte ainda, num discreto link em seu site o seguinte: "O sistema de movimentos D-Box pode ser prejudicial a grávidas, idosos, pessoas com problemas cardíacos, doenças nas costas, cabeça ou pescoço, além daqueles com problemas preexistentes." Veja o comunicado completo aqui


assista ao clip comercial do produto





* novidade não é bem o termo. Lembro de entrar num brinquedo de shopping a mais de uma década onde os assentos se movimentavam diante da exibição de uma viagem numa montanha russa, porém vou mantê-lo.

Nenhum comentário:

BONES-CINEMA-TV
>