
O maior perigo em se ter um pequeno fanatismo por alguma coisa é se tornar alvo do comercio que vive à custa de fãs.
Estava eu na última bienal internacional de São Paulo, no estande da Devir, folheando edições importadas muito aquém da realidade do mortais brasileiros quando encontrei um folhetinho de lançamentos onde em letras garrafais dizia JORNADA NAS ESTRELAS - Klingons Herança de Sangue. Bem pequenino marcado "em quadrinhos".
MInha primeira reação foi: que legal, vão continuar a lançar as novelizações de Star Trek!!! aí vi o "quadrinhos" e pensei: ah....
Não tenho nada contra quadrinhos, comic books ou grafic novels, bem entendido,é a experiência prévia que me coloca com o pé atrás;
Meu primeiro quadrinho de Star Trek foi me dado por um amigo da escola que sabia da minha fascinação pela serie de TV. Era uma edição de 1968, em preto e branco, com Spock na capa.
Depois descobri que a Abril cultural havia publicado periodicamente versões traduzidas de edições especiais até 1976. Ainda garimpo em sebos para obter algum numero em bom estado, mas esta é outra estória.
Seguindo... em 1991 a Abril Jovem promoveu o lançamento de "Star Trek - Jornada nas Estrelas. Aventuras inéditas em quadrinhos" com estórias da série clássica e da nova geração.
Ótimo, realmente ótimo, mas nem tanto. Papel jornal, os traços da série clássica muito parecidos com os gibis antigos mas os da nova geração davam a impressão de que as cabeças dos desenhos eram trocadas pois todos os corpos tinham o mesmo formato e convenhamos que Worf e Picard estão longe de ter a mesma silhueta.
Era o ano de Jornada nas estrelas - a terra desconhecida, sexto filme da franquia e possivelmente o último (rsrs) então foram distribuidos posteres, houve concurso cultural e etc, toda campanha de marketing que estamos acostumados, mas a quadrinização durou exatos 9 , isso mesmo, NOVE edições e uma única estória foi extendida por essas edições, escrita por Peter David e centrada em Kirk.
Como boa trekker é claro que todo mês eu comprava a revistinha no dia em que chegava à banca, lógico !!! e fiquei decepcionada com o cancelamento.
Agora vem a Devir com esse pequeno livro em quadrinhos.
De cara posso dizer que a edição foi bem cuidada. São cinco estórias reunidas contando a versão klingon de episódios da série original e do filme a terra desconhecida. Talvez isso tenha me feito lembrar da outra quadrinização.
Os extras nessa edição são a galeria de capas, belissima,a versão em klingon da primeira estória e o manual técnico de um cruzador de batalha klingon classe D-7.
Tudo que um trekker quer? Não, um trekker sempre quer mais. Estamos sempre procurando novas memorabilias mesmo que pareçam todas contemporâneas.
Confesso que adorei esse novo mascote para minha coleção.
Nesse ano de filme novo estava esperando mais surpresas, ainda espero na verdade pois somos um alvo fácil, nós pobres fãs....