terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

UMA VISÃO DA LEITURA


Ou deveria ser minha visão da leitura.
Sim , pois tem um certo tipo de leitor que vivencia a leitura(como eu):
O livro é a porta para um mundo diferente, uma época, um sonho, pesadelo até. A imaginação nos transporta para dentro das páginas e somos parte do livro por alguns momentos.
Quem lê desta maneira tem apreço ao livro como a um amigo.
Difícil explicar para quem não vivenciou.

Caiu-me nas mãos "Coração de Tinta" de Cornelia Funke. O livro que deu origem ao filme recentemente em cartaz.
Posso dizer que é um livro para esse tipo de leitor. A personagem Principal, Maggie, lê dessa maneira. Ela mesma diz que muitas vezes nem sabe o nome do autor de seus livros favoritos os quais lê e relê como quem visita os parentes no domingo.
A estória é centrada num livro do qual a habilidade única do pai de Maggie transporta os personagens descritos nas páginas para o mundo real, infelizmente, o vilão da estória e seus capangas que, soltos, tentarão a todo custo se apoderar dessa habilidade.

O que me prendeu no entanto foi a sensação de que, de algum modo, esse sempre foi um desejo secreto meu. Não que seja consciente, mas imagine se Dorian Gray se materializasse na sua sala? Ou o monstro do Dr Frankenstein?
Bem, seria difícil conversar com um monstro....

Coração de Tinta é um livro interessante, fácil de ler, envolvente e adorável.
A continuação sai esse ano.
Alias, será que os escritores foram contaminados pela trilogia ????
Ou será que foram as editoras que perceberam a vantagem da multiplicação?

Seja como for, ganhamos nós, os leitores.

Um comentário:

Caio Coletti disse...

acabei esse livro ontem, jah tinha visto esse post mas só resolvi ler agora... eh um bom livro, mto envolvente, com certeza lerei as continuações ("Sangue de Tinta" e "Morte de Tinta", certo?). Cornelia Funke tem um jeito bem fluído de escrever, os personagens são excepcionalmente bem construídos. Ainda não vi o filme, mas o elenco promete: Brendan Fraser (Mo), Paul Bettany (Dedo Empoeirado), Helen Mirren (Elinor), Andy Serkis (Capricórnio) e Jim Broadbent (Fenoglio). Não posso perser um filme assim!

abraços
http://filme-pipoca.blogspot.com/

BONES-CINEMA-TV
>