domingo, 30 de agosto de 2009

Revista de cinema


Tem sempre uma nova publicação nas bancas. Algumas ficam, outras somem, algumas a gente até coleciona mesmo discordando do editorial, he he .
À alguns meses li um post em um blog que lamentava o término da revisa SET, até achei que ia acabar mesmo, mas lá estava ela , nas bancas, algumas semanas depois e afora alguns nomes ,não mudou muito na verdade.
Sei que muita gente discorda.
A SET fica boa em alguns anos, piora em outros mas está sempre presente.
A edição de agosto/2009 me pareceu mais contida que a anterior, ao menos mencionaram os erros sobre Harry Potter, AFFF, será isso? Potterfobia?
Já as edições eletrônicas pararam na edição de Outubro/2008. Medo da concorrência? Quem lê quer a revista física nas mãos, mas é tão mais fácil pesquisar pela eletrônica....

A Set ao longo dos anos....
Em 1991 havia mais propagandas, mais fofocas sobre astros e filmes, informações sobre equipamentos, uma seção filmoteca sobre um filme da história do cinema e um miniposter na última página da cada edição. Tinha mais o que ler sobre mais filmes, nem que fosse um resuminho na seção de videolançamentos. Já em 1998 já era mais colorido e repleta de fotos entre as reportagens, belas montagens alias, aumentaram a parte de reportagens ,diminuiram a de lançamentos, colocaram ícones, destacaram as estrelinhas, o posterzinho do final virou uma foto com um pequeno texto explicativo, enfim, foi modernizada. Em geral a mesma revista.


Eu sinto falta de outra publicação dos anos 80 chamada Cinemim , fotos em preto e branco com bons textos que abrangiam mais que cinema e festivais, falavam com o nerd em mim, repleta de datas e filmografias que desafiavam o leitor.
Houve até uma reportagem fictícia sobre um filme fictício logo descoberta pelos leitores mas só confirmada numa edição posterior. Conheço gente que ficou enlouquecida atrás de informações sobre um filme que nunca existiu, foi muito engraçado.

2 comentários:

Cintia Carvalho disse...

Oi Bones!
Obrigada pela visita a meu blog.
Espero sempre vê-lo por lá e olha eu conhece muito bem estes dois atores citados no seu comentário.
De fato eles foram figurinhas fáceis nos clássicos que passavam na década de 80 e bem no início dos anos 90 na sessão da tarde.
Junto a eles citaria também: Sandra Dee (a bela mocinha ingênua dos filmes românticos), Doris Day, Debbie Reynolds, Jerry Lewis (rei das comédias.....adoro ele), Elvis Presley (prefiro ele como cantor, mas fez muitos filmes musicais românticos), enfim, dentre outros.
Belas lembranças........
Quanto ao programa do Rubens Ewald Filho, lembro dele sim e as vezes o assistia, embora confesse que não gosto dele.
Um dos próximos post que escreverei vai falar sobre os filmes que assisti e anotava na minha saudosa agendinha.
Um abraço.
Cintia Carvalho.
Ps. quando vc puder entre tb neste blog do meu amigo Marcelo:http://www.marcelo-antunes.blogspot.com/
Como nós ele adora cinema.

Tem postagem nova no meu blog.
http://www.cintia-carvalho.blogspot.com/

Cintia Carvalho disse...

Ah, ja ia esquecendo, gostei do que escreveu sobre a revista Set.
Foi uma das revistas que mais li, quando pequena. Meu pai sempre trazia edições dela e as vezes quando a grana sobrava eu comprava.Adorava ela.
Agora a revista Cinemim......nossa nem me lembrava mais dessa. Antiga e boa. Tive a oportunidade de ler algumas edições (poucas). Tinha um conteúdo bom e abrangente.
Boas lembranças.
Um abraço.

BONES-CINEMA-TV
>