sábado, 28 de fevereiro de 2009

TREKKIE 4EVER


O maior perigo em se ter um pequeno fanatismo por alguma coisa é se tornar alvo do comercio que vive à custa de fãs.
Estava eu na última bienal internacional de São Paulo, no estande da Devir, folheando edições importadas muito aquém da realidade do mortais brasileiros quando encontrei um folhetinho de lançamentos onde em letras garrafais dizia JORNADA NAS ESTRELAS - Klingons Herança de Sangue. Bem pequenino marcado "em quadrinhos".
MInha primeira reação foi: que legal, vão continuar a lançar as novelizações de Star Trek!!! aí vi o "quadrinhos" e pensei: ah....
Não tenho nada contra quadrinhos, comic books ou grafic novels, bem entendido,é a experiência prévia que me coloca com o pé atrás;
Meu primeiro quadrinho de Star Trek foi me dado por um amigo da escola que sabia da minha fascinação pela serie de TV. Era uma edição de 1968, em preto e branco, com Spock na capa.
Depois descobri que a Abril cultural havia publicado periodicamente versões traduzidas de edições especiais até 1976. Ainda garimpo em sebos para obter algum numero em bom estado, mas esta é outra estória.
Seguindo... em 1991 a Abril Jovem promoveu o lançamento de "Star Trek - Jornada nas Estrelas. Aventuras inéditas em quadrinhos" com estórias da série clássica e da nova geração.
Ótimo, realmente ótimo, mas nem tanto. Papel jornal, os traços da série clássica muito parecidos com os gibis antigos mas os da nova geração davam a impressão de que as cabeças dos desenhos eram trocadas pois todos os corpos tinham o mesmo formato e convenhamos que Worf e Picard estão longe de ter a mesma silhueta.
Era o ano de Jornada nas estrelas - a terra desconhecida, sexto filme da franquia e possivelmente o último (rsrs) então foram distribuidos posteres, houve concurso cultural e etc, toda campanha de marketing que estamos acostumados, mas a quadrinização durou exatos 9 , isso mesmo, NOVE edições e uma única estória foi extendida por essas edições, escrita por Peter David e centrada em Kirk.
Como boa trekker é claro que todo mês eu comprava a revistinha no dia em que chegava à banca, lógico !!! e fiquei decepcionada com o cancelamento.
Agora vem a Devir com esse pequeno livro em quadrinhos.
De cara posso dizer que a edição foi bem cuidada. São cinco estórias reunidas contando a versão klingon de episódios da série original e do filme a terra desconhecida. Talvez isso tenha me feito lembrar da outra quadrinização.
Os extras nessa edição são a galeria de capas, belissima,a versão em klingon da primeira estória e o manual técnico de um cruzador de batalha klingon classe D-7.
Tudo que um trekker quer? Não, um trekker sempre quer mais. Estamos sempre procurando novas memorabilias mesmo que pareçam todas contemporâneas.

Confesso que adorei esse novo mascote para minha coleção.
Nesse ano de filme novo estava esperando mais surpresas, ainda espero na verdade pois somos um alvo fácil, nós pobres fãs....

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Quentin Tarantino apresenta: PLANETA TERROR

O filme é de 2007, esteve na mostra internacional de São Paulo antes do lançamento comercial, foi falado, criticado, já saiu em DVD, já está passando na TV por assinatura, então, é velho, certo?
Certo.
Por que está num Post?
Porque eu só vi agora.
Para ser franca estava entediada, dia chuvoso, três livros começados...e nesse clima comecei a ver esse "filminho" só por diversão.
Filminho?! ah, isso não é mesmo.
E começamos com um trailer, só não sei se é serio. Machete, o filme.
Um clima de velhos filmes de terror se instala perante a tela da TV que mostra intermitentes chuviscos na película. Um dançarina acompanha os letreiros e sabemos que é nossa heroína. Uma jovem que ,cansada de uma vida sem futuro, parte para novos horizontes. Nada muito longe já que ela vai a pé.
Noutra parte da cidade uma negociação toma rumos violentos, com direito a muita bala e poucos acertos; então uma fumaça verde é liberada na atmosfera transformando os humanos em zumbis sanguinarios e a parte indigesta do filme tem início.

Se você é do tipo que adora sangue falso e coisas gosmentas no corpo das pessoas vai amar esse filme.
Se seu caso é de apreciar gente sendo facilmente destroçada, também.
Se a lógica passa longe do seu centro de inteligência, vai delirar então.
Quentin Tarantino faz sua aparição costumeira numa pontinha super-nojenta.

Enfim, é filme para sessão da tarde, para não ser levado a serio e sim pra diversão pura.
Robert Rodrigues escreveu e dirigiu.
Freddy Rodrigues (do seriado A sete palmos)estrela como herói de ação.
Rose McGowan é a heroína que não recebe ajuda nenhuma do mocinho mesmo quando perde a perna.
e no elenco ainda tem:
JOsh Brolin (de onde os fracos não tem vez e Milk), Jeff Fahey, MIchael Biehn (de o exterminador do futuro e aliens), Naveen Andrews (de lost) e Bruce Willis.
trailer.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

CORALINE


É um livro de 2002.
Finalmente fizeram o filme pois o livro é muito bom.
Meu filho considerou apavorante quando leu.
E é de dar medo mesmo, acho que foi o único livro de terror infantil que eu já li.
O filme não fica atrás, logo na cena de abertura você sente o clima nada amigável quando uma bonequinha é "revitalizada" por assim dizer. É algo muito comum até,a boneca é aberta, esvaziada, reenchida e recosturada; mas se fosse MINHA boneca eu teria um infarto.
E Coraline é uma garota ímpar. Ela fala o que pensa, é corajosa, nada gentil com ninguém, entediada até o topo e forçada a viver num lugar isolado e manter seu espírito de exploradora satisfeito com um quintal e uma casa velha.
O menino foi adicionado no filme, o vizinho impertinente que acaba sendo cúmplice na aventura.Foi uma excelente adição diga-se de passagem.
O desfecho no filme ficou mais rápido e mais óbvio, eu preferiria algo mais elaborado como foi no livro, mas tento lembrar que é um filme para crianças.
Crianças inteligentes, graças a Deus.

CORALINE e o mundo secreto (livre)
Direção : Henry Selick
102 minutos


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Preludios e Noturnos volume dois


Outro de Neil Gaiman.
Não recordo se escrevi sobre a primeira parte portanto um resuminho:
o Sonho é aprisionado e fica décadas como prisioneiro. Quando consegue fugir seus captores já estão mortos a muito tempo e ele se vinga no descendente mais próximo, o que não é bem uma vingança já que o homem viveu a vida protegendo o segredo da captura do Sonho até a velhice, quando ele morre parece mais um libertação que um castigo. Bem, o Sonho foi privado de suas ferramentas onde sua essência estava preservada,para se fortalecer e voltar a reinar no mundo dos sonhos ele teria que recuperar seu elmo, seu saquinho de areia e sua jóia, a pedra dos sonhos, que estão dispersados entre o nosso mundo e outros. O elmo ele encontra com um demonio no inferno, a areia estava com um humano e ele recuperou os dois na primeira parte.
Agora, a pedra dos sonhos está com um louco arquiinimigo da sociedade e é a estória do segundo volume.
Este vilão é chamado Dee. Ele encontrara o cristal e o modificara para servir só a si. Um louco que enlouquecia suas vitimas com o poder do cristal. Encarcerado num sanatório a principio, ele escapa no mesmo momento em que Sonho busca o cristal.
Dee obtém a pedra primeiro, já que o toque do Sonho na pedra sugou parte de seus poderes deixando-o incapacitado por alguns momentos.
Dee se instala num restaurante e tortura os humanos ao redor. O poder da pedra porem, leva os pesadelos que ele incutia nos humanos para além das paredes e todo aquele que viesse a dormir seria vitima também. Em pouco tempo uma onda de suicidios corre pelo mundo, pessoas enlouquecem com medo de dormir.
E o Sonho corre ao resgate de seus súditos, por assim dizer. Eles duelam no mundo dos sonhos e Dee, abismado com o imensidão do poder que possuia no mundo dos sonhos acaba por destruir a joia. Isso faz com que a essência contida nela retorne a origem: ao Sonho dos Perpétuos.
Assim o rei recupera seu reinado.
Quanto a Dee, ele volta ao sanatório, mas o Sonho não se vinga dele, ao contrário deixa-o em paz.
Aí temos o Sonho recuperado fisicamente mas que precisa de algum propósito na vida.
E surge a Morte, a visitar o irmão querido e num passeio pelo mundo dá perspectiva ao Sonho.

Esta edição ainda contém prefácios e posfácio, além de uma derradeira estória do Sandman e um glossário bem cult, para quem desconhece as referências dentro do texto.

MUITO MUITO MUITO LEGAL !!!!!!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

UMA VISÃO DA LEITURA


Ou deveria ser minha visão da leitura.
Sim , pois tem um certo tipo de leitor que vivencia a leitura(como eu):
O livro é a porta para um mundo diferente, uma época, um sonho, pesadelo até. A imaginação nos transporta para dentro das páginas e somos parte do livro por alguns momentos.
Quem lê desta maneira tem apreço ao livro como a um amigo.
Difícil explicar para quem não vivenciou.

Caiu-me nas mãos "Coração de Tinta" de Cornelia Funke. O livro que deu origem ao filme recentemente em cartaz.
Posso dizer que é um livro para esse tipo de leitor. A personagem Principal, Maggie, lê dessa maneira. Ela mesma diz que muitas vezes nem sabe o nome do autor de seus livros favoritos os quais lê e relê como quem visita os parentes no domingo.
A estória é centrada num livro do qual a habilidade única do pai de Maggie transporta os personagens descritos nas páginas para o mundo real, infelizmente, o vilão da estória e seus capangas que, soltos, tentarão a todo custo se apoderar dessa habilidade.

O que me prendeu no entanto foi a sensação de que, de algum modo, esse sempre foi um desejo secreto meu. Não que seja consciente, mas imagine se Dorian Gray se materializasse na sua sala? Ou o monstro do Dr Frankenstein?
Bem, seria difícil conversar com um monstro....

Coração de Tinta é um livro interessante, fácil de ler, envolvente e adorável.
A continuação sai esse ano.
Alias, será que os escritores foram contaminados pela trilogia ????
Ou será que foram as editoras que perceberam a vantagem da multiplicação?

Seja como for, ganhamos nós, os leitores.
BONES-CINEMA-TV
>