sábado, 11 de junho de 2011

X-men - Primeira Classe



A melhor adaptação de HQ feita para o cinema. 
Tem drama na quantidade certa, humor, ação, conflito, estória e excelentes interpretações.
Por que não está arrasando nos cinemas? 
Não é que não tenha conseguido a liderança da semana de estreia, 600 mil em público no Brasil é um numero relevante mas os ânimos  estão mornos. Pode ser a falta de grandes efeitos especiais , lutas coreografadas ou mesmo das garras do Logan (que tem uma aparição de 5 segundos), o fato é que o filme não empolga como deveria.
Este é daqueles filmes que deveriam ser cultuados ao nível dos Batmans ao longo da estrada.

Para mim é muito bom.


Os três filmes anteriores com o grupo de  heróis liderados pelo Prof Xavier (notem que excluo o voo solo de Wolverine- Origens) foram adaptados aos moldes do filme de aventura mas ainda assim agradaram a grande parte dos fãs, talvez o primeiro mais que os demais, enfim... a trilogia figurou entre as melhores bilheterias, os mais alugados e os mais vendidos em DVD.

X-Men - Primeira Classe é uma prequel com cara de  estória de HQ que mostra como Charles Xavier e Erik Lehnsherr se conheceram e formaram a primeira turma de mutantes defensores do planeta. No caso, defensores dos Estados Unidos contra os Soviéticos em plena crise dos misseis em Cuba.
De politica temos a inserção histórica para nos situar , a CIA e os Homens de Preto em suas caracteristicas conhecidas do mundo cinematografico.
O tema que pontua todo o filme é o da escolha. Escolha entre mostrar habilidades ou camuflar , entre agir ou se esconder ,mesmo entre apoiar Charles ou Erik, a amizade dos protagonistas é o que mais chama atenção assim como suas discussões.  
O vilão é encarnado por um mutante poderoso capaz de absorver e direcionar energia, Sebastian Shaw, que despreza abertamente a humanidade.Os humanos são meros peões para Shaw.
Adicione-se  a estes elementos um elenco Classe A.

Realmente não me lembro de já ter visto uma cena em X-men antes que mostrasse o Prof Xavier e Mística contracenando, por isso achei interessante a ligação que partilham. Já quanto à estoria de Magneto... bem eu acharia mais interessante se ele tivesse liberado sua ira diretamente sobre Sebastian logo no inicio, afinal ele destrói uma sala e duas pessoas deixando o vilão sem um arranhão. Seria mais interessante se as habilidades de Sebastian ficassem evidentes logo de inicio para o publico com Erik sendo sobrepujado e voltando para a vingança anos depois.


É claro que como toda continuação há aquelas divergências de continuidade que só quem assistiu a todos os filmes vai notar.


X-MEN  - FIRST CLASS / X-MEN- PRIMEIRA CLASSE

Ação - Drama/132 min

Direção: Matthew Vaughn

James McAvoy -  Professor Charles Xavier
Michael Fassbender- Erik Lehnsherr/Magneto
Jennifer Lawrence - Raven Darkholme/Mística
Kevin Bacon-  Sebastian Shaw
Oliver Platt  -  Homem de preto
Rose Byrne-  Dra. Moira MacTaggert
Nicholas Hoult - Hank McCoy / Fera
January Jones -  Emma Frost
Caleb Landry Jones - Sean Cassidy / Banshee
Lucas Till -  Alex Summers / Destruidor
Zoe Kravitz -  Angel
Jason Flemyng - Azazel
Álex González -  Janos Quested/Riptide

Um comentário:

Silvia Freitas disse...

Gostei pacas do filme, principalmente da atuação do Magneto.

BONES-CINEMA-TV
>