quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Apollo 18 - A Missão Proibida




Direção : Gonzalo López-Gallego
Roteiro: Bryan Miller, Cory Goodman
Elenco: Warren Christie, Lloyd Owen e Ryan Robbins
EUA -2011
83 min.

Apollo 18

A última missão Apollo que se tem registro é a décima  sétima de 1972. A missão Apollo 18 jamais aconteceu....oficialmente.

Filmes caseiros, registro de cameras manuais,  filmagens de circuito fechado dentro da cápsula assim como fitas das cameras que foram colocadas na lua pela missão que nunca existiu foram utilizados para montar este filme e mostrar  o motivo pelo qual nenhum humano retornou à Lua.

Os três astronautas John, Ben e Nate  devem manter sigilo sobre esta missão classificada como ultra secreta. O ano é 1974 e a missão deve durar dois dias em solo lunar. O  objetivo é colocar cameras com sensores de movimento no hemisfério sul do satélite. John permanece em órbita enquanto o modulo lunar leva Ben e Nate   à  superfície. Eles instalam os equipamentos sem problemas mas uma interferência intermitente causa falhas na imagem e na comunicação. Durante o período de descanso um mistério:  uma  das amostras é encontrada no chão da cápsula.
No segundo dia, uma surpresa: um módulo russo pousara a alguns kilômetros deles. O interior destruído, os tanques de ar e combustível cheios, os astronautas desaparecidos.
Numa averiguação dos arredores encontram o corpo do cosmonauta russo dentro de uma cratera escura e gelada.
Algo estava errado.
Huston sabia  de algo, por isso a missão era secreta. Em plena guerra fria estavam competindo por alguma informação e usam os astronautas como cobaias.
Eles resolvem decolar e ir embora mas durante o processo algo os atinge. Reparos são necessários do lado de fora da cápsula .Nate  sai para averiguar os danos, encontra rastros no chão. Havia algo espreitando... havia algo... dentro de seu traje!!
A comunicação e cortada e Ben resolve sair para procurar o companheiro .Encontra-o em choque alguns metros à frente. De volta a nave descobre um ferimento em Nate, algo estava sob a pele. Ele corta rapidamente e tira uma pedra  do peito do colega.
A partir dai Nate começa a delirar. O ferimento infecciona e se espalha.
Huston finalmente reestabelece comunicação e informa que estão cientes da situação e que lamentam não poderem se arriscar a resgatar os dois astronautas. Huston sabia!
Como não pudessem consertar o próprio módulo resolvem ir ao equivalente russo e decolar.
No entanto Nate  piora muito no caminho e Ben tem que deixá-lo para trás.
Do modulo Ben contacta o companheiro em órbita para que sincronizassem seus movimentos  e acoplassem as naves.
No momento em que o modulo atinge órbita pedras começam a flutuar ao seu redor. O módulo russo estava repleto de amostras do solo lunar. Ben percebe tarde demais que ele não pode voltar.
O módulo  continua em rota de colisão com a Apollo 18 .


O filme é editado como um documentário entremeando as diferentes filmagens de vários tipos de câmeras.
A NASA afirma que tudo é uma farsa.
****************
Não esperava muito deste filme, alguns sustos se muito. A febre de imaginar conspirações governamentais está fora de moda desde Arquivo X e Dark Skies, enfim, o filme rende poucos sustos , algum suspense mas ainda é pouco para dizer que será inesquecível no gênero. A ideia sim, esta é interessante e merecia um desenvolvimento diferente.

Nenhum comentário:

BONES-CINEMA-TV
>