segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ganhadores do OSCAR 2012

O que todos esperavam no inicio da premiação nem era o primeiro premio mas sim como seria a abertura de Billy |Crystal, de volta ao palco do Oscar .
Billy não decepcionou e manteve o público nas mãos até o ultimo bloco.
O Artista e A Invenção de Hugo Cabret dividiram os prêmios em quantidade mas o Artista ficou com os de maior prestigio, nesta que foi a premiação mais rápida e organizada da história dos Oscar.



Ator 

Jean Dujardin in "The Artist"

Ator Coadjuvante

Christopher Plummer in "Beginners"

Atriz

Meryl Streep in "The Iron Lady"

Atriz Coadjuvante

Octavia Spencer in "The Help"

Animação

"Rango" by Gore Verbinski

Cinematografia

"Hugo" Robert Richardson

 Direção de Arte

"Hugo" 

Production Design: Dante Ferretti; Set Decoration: Francesca Lo Schiavo


Figurino

"The Artist" Mark Bridges

Direção

"The Artist" Michel Hazanavicius

Documentário (Filme)

"Undefeated" 

TJ Martin, Dan Lindsay and Richard Middlemas

Documentário (Curta metragem)

"Saving Face" 

Daniel Junge and Sharmeen Obaid-Chinoy

Montagem

"The Girl with the Dragon Tattoo" Kirk Baxter and Angus Wall

Filme de língua estrangeira

"A Separation" Iran

Maquiagem

"The Iron Lady" Mark Coulier and J. Roy Helland

Musica (Partitura Original )

"The Artist" Ludovic Bource

Music (Canção Original )

"Man or Muppet" from "The Muppets" Music and Lyric by Bret McKenzie

Melhor Filme

"The Artist" Thomas Langmann, Producer

Curta metragem (Animação)

"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" William Joyce and Brandon Oldenburg

Curta metragem  (Live Action)

"The Shore" Terry George and Oorlagh George

montagem de som

"Hugo" Philip Stockton and Eugene Gearty

mixagem de som

"Hugo" 


Efeitos visuais

"Hugo" Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman and Alex Henning

Roteiro Adaptado

"The Descendants" Screenplay by Alexander Payne and Nat Faxon and Jim Rash


Roteiro Original

"Midnight in Paris" Written by Woody Allen



*contabilizando as estatuetas...

hugo   5

the artist  5

the iron lady 1

a separation 1

the help 1

the girl with the dragon tattoo 1

Rango 1

Beginners 1

muppets 1

midnight in paris 1

the descendants 1

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

....and Lucifer is back!




Considerações sobre Repo Man, episódio 15 da sétima temporada de SUPERNATURAL.

Começamos a historia de hoje com um flashback  do qual não sabemos. 
4 anos atrás, quando os irmãos procuravam por Lilith, um demonio foi exorcizado, seu hospedeiro  brutalmente torturado e deixado num hospital. Uma trilha de corpos foi deixada pelo caminho nesse caso supostamente encerrado.

Nos dias atuais, corpos reaparecem com o mesmo modus operanti e os irmãos investigam. Mas temos a impressão de que o caso, trivial, fugiu a memória dos irmãos. Eles reencontram o mesmo detetive que os auxiliara 4 anos atrás e a bruxa que primeiro invocara o demônio.

Agora os irmãos procuram pelo jovem que fora possuído, para verificar se o demônio não retornara para um hospedeiro conhecido.

O jovem Jeffrey vive em terapia, com sequelas daquele exorcismo, mas parece inofensivo.

Sam vai pesquisar na biblioteca local enquanto Dean fica com o rapaz.

Sam voltou a ver Lucifer depois de alguns meses de silêncio. Ele tenta ignorar apesar dos comentários sagazes da alucinação.

Enquanto isso, Dean leva Jeffrey até um local onde o demonio escondia troféus no passado. Lá encontram um homem amarrado a cadeira. Seria uma vítima, mas Den não tem tempo de confirmar, pois Jeff nocauteia nosso herói.

Resumindo: os assassinatos do passado e do presente nada tinham a ver com o demônio, Jeff é um sociopata, um serial killer que jamais teve coragem de por em prática suas ações até ter um demonio dentro de si que gostou das ideias do hospedeiro e incentivou.

Agora Jeff pretende invocar o mesmo demônio e para isso precisa do sangue do exorcizador, Dean.

Mas o demonio pega o corpo da vitima amarrada. Ele brinca com o ex hospedeiro.

Sam chega a tempo de ajudar Dean. Mas é a  bruxa , mãe do jovem que agora está possuído, quem despacha o demônio para baixo.

Dean dispara contra Jeffrey duas vezes, sem pestanejar.

Missão cumprida, Dean desaba numa cama de motel para dormir por uma semana enquanto Sam luta para manter Lúcifer afastado de suas lembranças, sem sucesso.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

O primeiro longa de François Truffault

Os incompreendidos (coleção Folha Cine Europeu volume 15)

título original – Les Quatre Cents Coups, 1959

Dizem que o desejo secreto de todo crítico de cinema é ser cineasta.

Penso que não deve ter sido fácil para o jovem François Truffault fazer essa transição exatamente numa época em que o cinema francês borbulhava com refilmagens de clássicos da literatura francesa.

Truffault era crítico da revista "Cahiers du Cinéma" e Os incompreendidos foi seu primeiro longa-metragem, o qual ele produziu, dirigiu, escreveu e decorou parte dos cenários.

O filme é considerado como auto biográfico em virtude das semelhanças entre o personagem principal e o jovem diretor, semelhanças estas que Truffault até admitiu mas ressaltando que em nada os pais do jovem Antoine eram similares aos seus.

Assim, ao assistir Os Incompreendidos temos uma visão cotidiana do que foi crescer em Paris nos anos 50, em plena repressão, onde os jovens buscavam no rock 'n roll uma forma de ser ouvidos pela sociedade .

Antoine (Jean Pierre Léaud) é um incompreendido na escola e em casa, sofre com a falta de atenção dos pais e com o autoritarismo na escola. Convive bem com os colegas, em especial com René, o parceiro com quem “mata aula” para ir ao cinema ou para se divertir e viver algumas emoções radicais.

Ele não é um garoto mau, só se vê angustiado pela vida que leva e anseia pela independência. O pai o vê como um fardo, nunca pronuncia seu nome. A mãe é desinteressada, ausente, parece ligada ao casamento de aparências por causa da criança. O professor não tem interesse em alunos que tenham atitudes, quer respostas pré selecionadas e conjugação de verbos.

Quando foge, Antoine vivencia a liberdade, solta os grilhões. O fato de necessitar de recursos financeiros para manter essa liberdade é que traz problemas . Durante um roubo frustrado ele é pego e entregue a polícia. Então é levado para um reformatório, que muito se parece com a escola que frequentava. Não demora para fugir de lá também.

O filme é melancólico, bondoso com o personagem, as cenas são leves, permeadas de planos abertos. Há toques de humor em toda a história. Mesmo em sua derradeira fuga, Antoine passa por fazendas pueris em cadência, como a projeção de um filme. Chega ao mar, que sempre ansiou por ver, ao fim de sua jornada. Para onde ir?

Veremos Antoine em mais 4 filmes do mesmo diretor.

Os incompreendidos ganhou o premio em Cannes por melhor diretor e foi indicado ao Oscar por roteiro, detalhe, em francês, o que para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é um fato raro.

BONES-CINEMA-TV
>