domingo, 3 de agosto de 2008

Batman - Silêncio


SILÊNCIO é uma minissérie da DC Comics, a reunião dos números 608 a 619 da revista Batman.
Pode se dizer que Batman não estava em seus melhores dias então: uma série de vilões, retornos inesperados, velhos amigos, todos estão nessas páginas e Bruce/Batman está mais sombrio do que nunca, se questionando sobre suas escolhas, seu destino, sobre o que teria sido...
Porém o que mais me chamou a atenção nessa estória foi Selina .
Pelo começo: A Mulher-Gato e a Hera Venenosa têm um plano para roubar alguns milhões, Batman interfere meio sem saber, e enquanto persegue a Mulher-Gato acaba se ferindo gravemente. Depois de uma cirurgia cerebral ele vai investigar e descobrir as duas mulheres, e a Hera como sempre havia traido a Mulher-Gato e ela se dispõe a ajudar Batman numa breve parceria em Metrópolis onde Superman está sob o domínio da Hera. Nesse ponto Selina está namorando Bruce Wayne, sem saber(é claro) que ele é o Batman, numa noite no teatro eles são atacados pela Arlequina. Batman vai atrás de Arlequina e encontra o Coringa com uma arma fumegante na mão.
A raiva acumulada de Batman, que vinha crescendo nos últimos capítulos chega ao extremo quando ele vê seu amigo de infância, o médico que o salvara a pouco tempo, Tommy Elliot, morto. A intenção do homem-morcego era matar. O comissário Gordon o impede. O Coringa vai preso e um personagem que até agora aparecia nas sombras se revela a ele.
Até aqui estamos no capítulo oito que é quando o universo dos quadrinhos vale a pena: Batman tira a máscara para Selina. Foi fenomenal, num quadro magnífico, com um tigre ao fundo, lindo e irreverente cortado ao meio pela segunda revelação da estória que eu não vou falar aqui.
Não é fácil para um super-herói se revelar assim, lembro do tempo de dúvida que o Superman teve, foi angustiante. Mas Bruce não parecia ter esse problema, ele tinha um mordomo que conhecia sua identidade, teve parceiros que conheciam sua identidade, até a polícia acho que suspeita da sua identidade. Estar de namoro com um inimiga não deveria ser impecilho para abrir seu coração. Homens!!!
Continuando... Batman investiga quem no mundo teria os recursos para requerer a ajuda de tantos inimigos e chega a conclusão que o pai da atual presidente da Luthor Corp seria o responsável. Aí ele rapta a moça(neste periodo da estória Lex Luthor é o Presidente dos Estados Unidos) e o sujeito invade a batcaverna para deixar uma espada e forçar Batman a segui-lo ao seu território. Depois de uma luta fica claro que ele não tem nada a ver com os acontecimentos recentes e nem tem um bom relacionamento com própria filha. De volta a Gothan, Batman finalmente se dá conta de que alguém o vigia. E surge um novo suspeito, Jason Todd, isso mesmo, o falecido.
Mas ele não é ele, é o Cara-de-Barro. Mais investigações, uma reviravolta estranha quando o Duas Caras procura Jim Gordon e o vilão "Silêncio" finalmente aparece . Já deu pra descobrir quem é?
Os leitores levaram um ano para conhecer o fim desta aventura, a cada mês novos suspeitos, novas interpretações, a cada mês um Batman um pouco mais soturno, poucos descobriram um mês antes mas as pistas estavam lá, os detetives de plantão garantem isso, eu nem suspeitava. Era o único amigo de infância que já apareceu na saga do homem morcego.
Este foi o ano em que Batman mudou de rumo, de novo. Esta é a estória que merece ser lida e relida de tempos em tempos.

Batman-silêncio
edição definitiva
roteiro de Jeph Loeb
desenhos de Jim Lee
arte final Scott Williams
a edição publicada pela Panini em 2006 conta ainda com entrevista , comentários, prólogos, esboços, capas originais e páginas extras.

Nenhum comentário:

BONES-CINEMA-TV
>