quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Candidato com 10 indicações ao Oscar - Bravura Indômita.

surpresa surpresa, Bravura indômita tem Steven Spielberg como produtor executivo!

Faroeste não é meu gênero favorito mas alguns filmes transcendem o rótulo e acabam ficando na memória como estórias do coração.
Lembro de um onde John Wayne buscava a sobrinha em território hostil, raptada por indios. Chamava-se Rastros de Ódio e talvez tenha sido o único faroeste que realmente me marcou como filme. Uma estória simples, personagens estereotipadas e um protagonista anti-herói numa paisagem deslumbrante de pedras.
Este é meu conceito de bom faroeste desde então.

E já que mencionei John Wayne, lembremos que ele deu vida a Rooster Cogburn em 1969 tendo ao lado Kim Darby ( a Miri de Jornada nas Estrelas) no mesmo Bravura Indômita. Este foi um filme bastante reprisado na Sessão da Tarde dos anos 70.Não lembro do final do filme de 69, mas lembro que me rendeu algumas risadas

Agora temos a refilmagem em 2010 com Jeff Bridges calçando as botas do Marshall beberrão sob a direção dos irmãos Coen.
Belas imagens, claro, o local foi bem escolhido. Bridges está intragável e heroico como deve ser e ainda conta com Matt Damon como contra ponto no personagem do ranger texano certinho.
Algumas cenas lembram as do original até no posicionamento das cameras.
Mas o toque a mais vai para a jovem que interpreta a jovem Mattie Ross , Hailee Steinfeld.
Ela lembra uma indiazinha na primeira cena, isto é, até abrir a boca para negociar. A partir daí ela incorpora a determinação da personagem de forma bem mais realista. Ela aguenta firme, ajuda, escuta, tenta até conciliar as discussões.

O filme segura a atenção em boa parte com os monólogos de Rooster e tem sua parte de ação,
mas merecia 10 indicações ao Oscar?

Acho que comoveu os saudosistas da Academia que sentiram como faz falta um bom faroeste de vez em quando (Sem alienigenas de preferência).
Sei que eu fiquei com saudades de alguns.

Achei Bridges muito bom no papel, talvez ele venha a repetir o discurso de Wayne que, diz a lenda, recebeu o Oscar e disse: Se eu soubesse que só precisava de um tapa olho para receber  um destes teria colocado um a mais tempo.
Não creio que vença nas outras categorias devido aos demais concorrentes.

Nenhum comentário:

BONES-CINEMA-TV
>