quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

tudo o que voce queria saber sobre tv digital e HDTV e nunca perguntou.



Começou com uma pergunta: A novela das 8 é transmitida em HDTV?

As respostas :
- que isso, essas coisas ainda não chegaram por aqui.
- que nada, a tv aqui é normal mesmo.
- coisa de rico.
- tem hdtv na bolinha da globo? então é.

É. Acho que a pergunta precisa ser melhor elaborada. A maioria das pessoas associa a palavra digital ao tv 16:9 com acabamento black piano.
Então vou colocar aqui algumas informações básicas sobre TV.

A TRANSMISSÃO

A tv que assistimos nos últimos 40 ou 50 anos chega a nossos aparelhos a partir de uma torre de transmissão que envia o sinal para nossas antenas e a tv trata de interpretar. Por isso os chuviscos , fantasmas, distorções, cores borradas, qualquer interferência no posicionamento da antena se torna uma tortura.
Esta é a transmissão analógica.
Na transmissão analógica os elementos que compões a imagem e o som são enviados de forma contínua por isso parte dele se perde no processo.


Na transmissão digital cada elemento que compõe a imagem e o som é convertido num código binário e enviado num feixe compacto que é interpretado por um decodificador que "monta a imagem" novamente no destino. O resultado final é uma imagem sem distorção.

E o objetivo desta tecnologia digital não se restringe a unicamente melhorar a imagem mas sim de que no futuro a TV seja um centro de interatividade onde se possa acessar a internet, fazer transações bancárias, compras ou enviar mensagens etc.


As emissoras já transmitem o sinal digital desde 2008 .
em 2010 cerca de 50 cidades já recebem sinal e a previsão é que todo o território nacional seja coberto até 2016, ano previsto para que a transmissão analógica seja abandonada de vez.

Numa primeira etapa o sinal digital é enviado numa forma padrão SD (do inglês standard) numa resolução de 480 linhas horizontais pois a maioria dos televisores em uso pode reproduzir. É a resolução do DVD.

A evolução desta imagem é a alta definição -HD - (do inglês high definition) em 720 ou 1080i* linhas horizontais na transmissão de TV
ou em 1080 linhas horizontais no Blu-Ray.



O EQUIPAMENTO

Agora, para poder apreciar esta imagem é necessário o equipamento compatível.

A tv comum de tubo CRT vai precisar de um conversor digital instalado entre a antena e o aparelho. A imagem ficará na resoluçaõ máxima do aparelho . Mesmo que a resolução original seja maior.
Isso com imagem limpa e som sem ruidos.

Nas TVs de LED, plasma ou LCD que já possuem conversor integrado basta uma antena UHF bem posicionada para receber o sinal.
Neste caso a imagem vai depender da resolução da transmissão;
Quando a transmissão é em SD aparecem barras nas laterais ou na parte de cima da tela. Na transmissão em HD toda a tela é preenchida.

Também é preciso notar a resolução da Tv .

televisor HD Ready- é o tv com receptor analógico que reproduz 720 ou 1080 linhas mas que precisa do conversor para alta definição.
televisor HDTV tem resolução de 720p ou 1080i* linhas.
televisor Full HD tem resoluçaõ de 1080p** linhas de definição horizontal

*1080i - significa que a imagem é entrelaçada, ou seja, a cada passagem a imagem é formada "pulando linhas" ,só as pares ou só as ímpares, utilizando na verdade metade das linhas horizontais
**1080p - significa imagem progressiva, ou seja, a cada quadro todas as linhas são reproduzidas.

Interlace10hz



OS PROGRAMAS DE TV em HD

A novela da globo.
Alguns filmes.
Alguns programas.
Com certeza a transmissão dos desfiles das escolas de samba será em alta definição assim como foram as partidas da Copa do Mundo.

Ainda é preciso procurar um logo de HD na tela;


No futuro podemos esperar a UHDTV - transmissão na resoluçaõ de 4320 linhas,7680 colunas e 33 milhões de pixels.
Mas este futuro pode demorar a chegar por aqui.

Nenhum comentário:

BONES-CINEMA-TV
>