quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Planeta dos Macacos, A Origem.

título original: Rise of the Planet of the Apes
EUA - 105 minutos
Direção: Rupert Wyatt
Elenco: James Franco, Freida Pinto, John Lithgow, Tom Felton, Tyler Labine e Brian Cox.
estréia prevista para 26/08/2011

Foi  uma  escolha interessante essa de recomeçar a  saga pela refilmagem da terceira continuação do original, A conquista do  planeta dos macacos (1972) com Roddy MacDowall e Ricardo Montalban.
No filme de 72, Caesar era o filho de Zira que sobrevive graças ao dono de um circo, Armando, que troca os bebês símios antes dos humanos  assassinarem o casal de chimpanzés vindos do futuro. Caesar cresceu sob a proteção de Armando e nunca demonstrou sua capacidade diante de outros humanos, mas a revolta pela maneira como os humanos passaram  tratar os simios  e a morte de Armando tornaram Caesar  o líder da Revolução. Vale lembrar que o macaco que articulou a primeira palavra na história do Planeta dos Macacos não foi Caesar. Cronologicamente este seria o começo.

Neste filme de 2011 a adaptação segue outra linha.
Uma empresa farmacêutica libera pesquisas para a cura do Alzheimer onde a inteligência dos simios é aumentada para que seus cérebros se assemelhem melhor ao dos humanos. Inteligentes, se tornam cobaias das drogas experimentais.
Ética  à parte, o resultado é um grupo de macacos com alta imunidade às doenças e inteligência acima da média.
Cesar foi um experimento particular. Criado pelo cientista que cria o programa como um filho ele é trancado pelo Centro de Controle Animal após defender o "avô" humano de outro humano. Dentro do Centro Cesar passa pelos mesmos maus tratos que seus semelhantes e no momento em que teve a chance de retornar a segurança do lar humano ele declina e permanece enjaulado.
Óbvio que o plano para libertar os demais era a meta de Cesar.

É uma tentativa de reavivar a franquia muito mais interessante que o  remake de 2001, com efeitos imperceptíveis e um Andy Serkis que "aparece" mesmo no CGI do macaco Cesar.

Imagino a continuação..... 10 anos depois quando alguma praga atingir a Terra e os macacos forem imunes, com os humanos se negando a assumir a responsabilidade por seus atos e os macacos finalmente falarem .... espere, já foi feito. Infelizmente nem toda continuação vale a pena.

Planeta dos Macacos - a Origem funciona como diversão até certo ponto, depois fica o alerta  de que esta ficção não está tão fora do campo científico. Afinal , pesquisas com animais não são ficção.



Nenhum comentário:

BONES-CINEMA-TV
>