quarta-feira, 16 de novembro de 2011

11-11-11


11-11-11

Alguém notou uma nova energia no ar? Será que a humanidade como conhecemos mudou e não notamos?
Essas datas cabalísticas já não exercem a mesma influência que tinham a algumas décadas. 
O ano me que o cometa Halley passaria perto da Terra era para ser um marco histórico, algo inesquecível. Alguém viu?
Somente quem tiver mais de 100 anos pois a aparição tão esperada em 1986 não foi tão emocionante  assim, nem trouxe cataclismo algum que me lembre. Agora a próxima chance só em Julho de 2061, se o mundo não acabar antes, é claro.
As previsões de datas em que o mundo acabará começaram em 44 dc, quando Theudas se declara o novo Messias e leva 400 pessoas para o deserto a fim de fugir da iminente destruição da humanidade. Depois disso de tempos em tempos basta uma data em que se possa brincar com os números e voilá, fim do mundo outra vez. Apocalipse então, já se tornou o coadjuvante preferido dos roteiristas de Hollywood.
A cada nova data novos livros pipocam nas livrarias enumerando as passagens dos livros sagrados que garantem que o Apocalipse já começou  e você não notou. Claro que a data passa e o livro é reeditado com novo título.
Para 2012 já antevejo a "chuva" de publicações pontuando os sinais....dos maias, dos numerólogos etc.
Depois, em 2016, quando um vírus matar a humanidade  será a vez dos artigos "científicos" explicarem as razões pelas quais morreremos. e em 2034 serão os religiosos que explicarão o fim de algum ciclo que começou com Abraão e vai terminar com os humanos por algum cataclisma. Claro que  alguns devem sobreviver para esperar o  verdadeiro fim da humanidade em 14 de Setembro de 2047,às 3:28 .
Cada previsão será divulgada mais ou menos que outra mas vamos esperar que aprendam com a equipe de divulgação do filme 11-11-11.
Quem foi ao cinema este ano deve ter assistido ao menos um dos teasers do filme. Foram meses sem nenhuma divulgação do que se tratava a história ou o elenco, só a promessa da data. Posteres macabros, spots de tv, divulgação mesmo, só da data. Novembro de 2011, filme nos cinemas do mundo todo ao mesmo tempo e quase instantaneamente sites de filmes já tem a versão em dvd do mesmo. Valeu pela curiosidade de quem foi ao cinema na estreia desvendar o "mistério" e certamente para os anunciantes  dos sites.
O filme não traz nada de espetacular, sequer um susto ou efeito especial espetacular. É dos filmes mais básicos que vi este ano, mas com certeza a propaganda (incluindo o vazamento do dvd) foi bem organizada. Entre  nós, diria que indica que nem os produtores colocavam muita fé na bilheteria.
O filme foca dois irmãos separados por um oceano que tem a data 11-11 constantemente associada a eventos do passado. Com a aproximação da data no calendário eventos começam a acontecer, sempre no mesmo horário 11:11 e um deles, o escritor, começa a acreditar em uma força maior guiando seus passos. O outro irmão é um padre,  que não coloca fé nos números, que seria o foco dos acontecimentos e quem descobrimos ser muito mais esperto que o irmão. E muito mais realista. 
Não contarei o fim, é meio óbvio, mas para quem quiser apreciar as locações em Barcelona vá e aproveite o filme também. Nada contra.

Nenhum comentário:

BONES-CINEMA-TV
>