domingo, 26 de abril de 2009


04 de março de 1992 : Star Trek VI- The Undiscovered Country - direção Nicholas Meyer.
lançamento nos EUA 6/12/91

"Será o último ??" era o que se perguntava. "25 anos de Jornada nas Estrelas e a viagem final da Enterprise" - era o que diziam as manchetes nas revistas. Uma tripulação prestes a se aposentar parte numa missão diplomática escoltando um chanceler Klingon para negociar a paz com os humanos.
O planeta natal dos Klingons sofrera um desastre ecológico (??), na verdade mineraram uma das luas até explodir a coitada e essa explosão eliminou as camadas superiores da atmosfera do planeta,inclusive a de ozônio, então o planeta seria inabitável em 50 anos. Uma mensagem ecológica clara e uma política discreta já que a guerra fria terminara.

Mas a paz com seus piores inimigos era aterrorizante para alguns membros de ambos os lados que acabam por arquitetar o assassinato do chanceler e culpar Kirk pelo mesmo; por que Kirk? Acho que ele tem inimigos dos dois lados também.
Spock lembra Sherlock Holmes a cada nova pista para encontrar o culpado, resgatar Kirk da prisão e evitar nova tentativa de sabotagem à conferencia de paz.
Episodio movimentado,claramente de despedida. Vemos Sulu na Excelsior vindo em auxilio aos companheiros, tem participações especiais dentre os tripulantes (Christian Slater nem foi creditado - na versão em fita aparece Rene Auberjonois que não aparecia na versão para o cinema), há um clima de término que permeia todo o filme.
Duas indicações ao Oscar (maquiagem e efeitos especiais)
Gene Roddenberry morreu em 91 e não viu o filme concluido.

Cine Comodoro (lot 972)hor. normal o que significa que as sessões eram as 2/4/6/8 e 10hs com sessões extras nos sabados ao meio dia . Foi o último Jornada que vi neste cinema que entrou para a historia da cidade. Anos depois um incendio acabou com o que restava do local que já perdera a majestade . Culpa parte da massiva competição dos shopping centers, parte da degradação do bairro central da cidade... coisas do tempo....
Não guardo lembranças de filas neste. Na verdade foram poucos os cinemas que exibiram e por pouco tempo. O VHS já se instalara entre nós e claro que este filme ocupou lugar em minha estante, ironicamente foi o únicio que estragou de verdade.[Fitas não são confiáveis].
Por algum motivo eu não reprisei tanto este quanto os seguintes. Seja porque a estória de detetive fica sem graça quando se sabe o final, seja porque o tenha associado com o término da franquia, não me deu vontade de rever.

Um comentário:

Caio Coletti disse...

Acho que esse é o menos comentado dos filmes da tripulação original. Pouco sabia dele antes de ler aqui e na SET mais recente, que publicou uma cronologia da série no cinema. Mas enfim, acho que o retorno de diretores de episódios muito anteriores muitas vezes não funciona, principalmente pq ele pode estar em uma momento diferente da carreira em que os elementos que ele pÔs no outro filme não façam mais sentido para ele... daí o resultado é um filme que não tem propósito.

Abraço
PS: Estou adorando essa restropectiva.

BONES-CINEMA-TV
>