quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Livros-objeto de arte

Quem se lembra do nome da editora do livro que você está lendo agora? Eu, nunca me preocupei com isso, afinal é o livro que conta, não é? e com o passar do tempo eles acabam sendo editados por outras.
Mas me caiu nas mãos alguns livros diferentes, dignos de serem chamados obras de arte, coincidentemente da mesma editora que dá um tratamento diferenciado a seus títulos.
e não é só o acabamento, as ilustrações, o papel,... é a individualidade.
Exemplo está num livro que foi escrito a 50 anos e reeditado agora em edição especial com sobre capa e, pasmem, foi impresso sobre papel de outdoor. Folhinhas dobradas, impressas de um lado com alguma propaganda que deveria figurar no metrô de Paris e no outro com o texto. A sobre capa vira um poster dessa propaganda quando retirado e desdobrado.
O livro: Zazie no metrô, de Raymond Queneau. A editora: COSACNAIFY.
Zazie é uma menina que quer conhecer o metrô , é protagonista de uma critica tragicomica da sociedade francesa. A menina por si só é a alma do livro, impossível passar duas páginas sem uma pérola de inteligencia da criança.

Outro livro nesse estilo, esse genial, é um conto de Herman Melville chamado Bartleby, o escrivão - uma estória de Wall Street.
Este você tem que abrir descosturando as capas, literalmente.Ele vem costurado a máquina!!!
dentro você vai encontrar uma espátula plástica que serve para rasgar as páginas .São folhas dobradas com a figura de uma parede de madeira,cortando a dobra encontramos a estória!
e... sobre a estória.... muito interessante; é sobre um homem,não, dois homens. O narrador que quase nada diz sobre si salvo um adendo aqui outro ali, que nos diz quem ele é. Ele narra sobre Bartleby, um copista que se nega a obedecer ordens, primeiro coisas fora de seu trabalho depois gradativamente se nega a tudo, fica parado olhando a parede do predio vizinho dia após dia no escritorio de seu patrão. Numa atitude desesperada o homem muda o escritorio para outro local e Bartleby continua lá para desespero do próximo inquilino que acaba chamando a policia.
É um enigma a razão pela qual ele faz isso, alguma doença, um protesto, loucura?
Criticos equipararam essa estória ao estilo de Kafka. E Melville segura a atenção até a ultima página, afinal, o homem escreveu moby dick.

São dois livros interessantes, artigos de coleção, e estou indicando como presente para fim de ano, para aquelas pessoas que gostam de ter sua inteligencia desafiada.

E a dica é ficar de olho nos próximos lançamentos da editora e descobrir qual o novo presente a seus leitores.Como aquele livro que não tem capa e vem dentro de um saco plástico... hehe, é cosacnaify.

site da editora: http://editora.cosacnaify.com.br/Default/1/Cosac-Naify.aspx

3 comentários:

Rafael Menezes disse...

Eu te apresento a editora e você puxa o saco. Fala do Romance agora!
:p

bones disse...

as resenhas ficam por tua conta meu anjo, afinal eu leio so por diversão....

Cintia Carvalho disse...

Oi Bones!

Gostei das dicas, principalmente do primeiro livro. Vou procurar aqui na minha terra. Inclusive, um dos livros que vc indicou a pouquinho tempo "Caim" do Saramago, vou dar de presente para uma grande amiga que é fã dele. Andei folheando na livraria e gostei demais do pouco que li. Depois vou pedir emprestado.

Um abraço e uma ótima semana.

BONES-CINEMA-TV
>