sábado, 8 de maio de 2010

estréia - A Hora do Pesadelo - FREDDY !!!!!


Ele voltou !!!!
Ok. eu gosto do cara. Mesmo sendo um assassino, meio decomposto, de senso de humor duvidoso, esse é um vilão de respeito.

Lançado em 1984, A Nightmare on Elm Street hoje é considerado um clássico do horror. Dirigido por Wes Craven, trazia dois nomes que se tornaram icones desde então: Robert Englund e Johnny Depp.
Johnny todos conhecem, mas tem gente que se esquece desse personagem em particular: o garoto que morre na cama....
Englund encarnou o personagem Freddy Krueger por 21 anos nas continuações do cinema, num seriado de TV e em participações em outros shows (como nos Simpsons), ele se tornou a face de Freddy, os gestos de Freddy, a voz de Freddy.... então vestir os sapatos de Freddy é ser comparado a Robert Englund. E quem ganhou o desafio? Jack Earle Haley, ele, o Rorschach de Watchmen.

Tambem conhecido por Jackie Haley quando criança, esse ator já participou de um grande numero de seriados, quase sempre num unico episodio. Seu rosto foi visto em:
A família Do-Ré-Mi, O planeta dos macacos, Os Waltons, O barco do Amor, MacGyver e Murder she wrote.
Desapareceu por alguns anos. Conta a biografia oficial que ficou 13 anos afastado do meio e que nesse tempo dirigiu comerciais , foi chofer de limousine , segurança,
fez acabamento em mobilia e entregou pizzas. Então seu nome foi lembrado para um papel em Little Children (2006) que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante.
Sua participação em Watchmen foi memorável, uma participação pequena mas crucial em Shutter Island e de volta à TV, pode ser visto em Human Target.
Em A Hora do Pesadelo ele é o astro e
Haley cumpre bem o papel, a maquiagem que me pareceu estranha no começo se provou bem perto da veracidade para vitimas de incêndio. Freddy tem uma presença ameaçadora enquanto monstro e até bem normal enquanto humano.

Quanto ao filme:

Esse é um remake revisitado. O principal ali está mas a estória do personagem teve pequenas modificações, foi simplificada. O que trouxe o sonho mais para perto da realidade. O primeiro Freddy tinha um background mais sinistro e menos plausivel enquanto este aqui poderia ser qualquer um, o que parece mais apavorante se formos analizar como se traria um pesadelo para o mundo real, em teoria qualquer um teria essa capacidade.

As sequencias seguem o mesmo modelo, sangue, sustos, adolescentes....
Deu para ser entretenimento mas acho que o primeiro ainda me assustou mais.
Se vai dar novo fôlego à franquia, acho que só a bilheteria dirá.
Uma coisa que ainda não digeri em ambos os filmes é : como materializar um sonho para a realidade a partir do nada. Será que um corpo numa sepultura como materia prima não seria mais lógico????

2 comentários:

Caio Coletti disse...

Posso falar? Eu tenho medo do Freddy Krueger. Seriamente. Não sei, a imagem e o conceito dele me assustam e me assombram mais do que qualquer outro conceito de monstro no cinema. Nem "Contatos de 4º Grau", que eu achei excepcionalmente perturbador, me assombrou por tanto tempo quanto o "A Hora do Pesadelo" original. Nem sei se vou arriscar ver esse aí, mas o Jackie Earle Haley é um ator que merece respeito, lembro vividamente dele em "Ilha do Medo", fundamental mesmo.

Abraço Bones! :D

Silvia Freitas disse...

Olha, eu assitia a Freddy qdo era menor, com aquele medo danado. Até que achava legal, mas hj em dia não tenho mais paciência pra ele..rsrsrs

BONES-CINEMA-TV
>