sábado, 25 de abril de 2009

The Final Frontier


Novembro de 1989: Star Trek - The Final Frontier - direção William Shatner.
É claro.
lançamento nos EUA 9/6/89.

Kirk, Spock e McCoy estão "de férias" em Yosemite, onde Kirk se propôs a escalar a mão livre o monte "El Capitan" e talvez ensinar algumas canções folclóricas a Spock.
Mas uma situação no planeta da paz galática, Nimbus 3, faz com que tais férias sejam abreviadas.
Sybok, outro filho de Sarek, sequestrara os embaixadores do planeta na intenção de atrair uma nave estelar que seria sequestrada também para que ele pudesse ir até o centro da galáxia em busca do planeta mítico Shaka- Ree, supostamente, a fonte de toda a vida. O lar de Deus.
Sybok era empático e usava suas habillidades para ajudar as pessoas a superarem seus traumas emocionais e com isso estava formando um exército no planeta, convencendo as pessoas a se unirem a sua causa. Ele era um proscrito em Vulcano (deve ser algum karma do Sarek) e abandonara o planeta havia muito tempo.

E ele consegue a nave, a Enterprise, e eles realmente encontram uma entidade no centro da galáxia... e eu não vou contar o fim porque já brigaram comigo por essa mania de contar o final.


Houveram filas nesse também. Os fãs são ainda hoje o motor de Star Trek.
E Shatner não desaponta numa direção competente (um pequeno errinho de continuidade referente a cor da roupa de alpinista de Kirk totalmente perdoável). A estória no entanto foi mais difícil de digerir. Lembrou muito o primeiro filme, que por sua vez lembrava um episodio da tv, onde uma sonda tenta encontrar seu planeta de origem e conhecer seu criador (the changeling - a mudança) mas a comparação é só pelo tema da busca ao criador.
Choveram críticas e mais criticas.
Eu achei poéticas algumas cenas (o exército de Sybok é tão surreal - inimigos na busca por Deus - que chega a ser alegórico) e amei a fogueirinha no meio do mato ao som de row row row your boat. Ainda assim ficou rotulado como o mais fraco.

OFF -Interessante é como William Shatner consegue levar seus colegas de trabalho para o meio do mato em todo seriado em que ele participa. Viram o Alan Shore (James Spader em Boston Legal)a cavalo?? e com chapeuzinho de neon...

Um comentário:

Caio Coletti disse...

Acho que tem alguma coisa nos capitães que eles se tornam meio egocêntricos. E também devo dizer que histórias muito ambiciosas não combinam com Star Trek, isso acaba deixando o clima familiar da série de lado e produz um filme que pretende ser obra-prima e, por isso mesmo, passa longe de ser... Obras-primas não são planejadas e certamente não são ambiciosas.

Abraço

BONES-CINEMA-TV
>