segunda-feira, 27 de abril de 2009

Generations


Abril 1995: Star Trek - Generations - direção David Carson
A transição para a Nova Geração.

A tripulação que conhecemos se aposenta finalmente. Uma nova nave batizada de Enterprise B recebe como convidados Kirk , Scotty e Checov para seu voo inaugural numa festa com direito a transmissão jornalistica.
Um alerta vermelho interrompe os discursos e estamos de volta ao espaço numa nave ainda sem condições de combate.
A missão é de resgate: duas naves trazendo refugiados encontram uma onda de energia chamada posteriormente de Nexus. Uma das naves é destruida e da segunda são transportados os sobreviventes poucos antes da nave explodir. Mas a Enterprise B fica presa na atração da onda. Scotty tem um plano para usar o defletor central e libertar a nave. Kirk desce para a sala do defletor para finalizar o plano.Uma explosão arranca parte da fuselagem da nave atingindo varios decks, mas a nave escapa.
Kirk desaparece depois da explosão na Enterprise B e é dado como morto. Anos depois, décadas na verdade, o mesmo evento está no caminho da Enterprise D.

O Nexus é uma onda de energia que vaga pelo galáxia onde espaço e tempo são indefinidos. Nesse território anômalo ainda vive James T. Kirk e Picard quando assimilado por essa onda, graças a um plano do vilão da estória Dr Soran, vai procurar o capitão para pedir ajuda. Ambos saem do Nexus para confrontar Soran antes que ele lance uma bomba no sol de um sistema solar que realinhará a órbita do planeta onde estão para ficar no caminho da onda e ser assimilado por ela.
É onde Kirk morre de fato, e Picard é quem o enterra no topo da montanha. ( no livro o retorno do capitão Kirk descobrimos que ele não ficou lá muito tempo, mas já é outra estória).

Deste filme a cena arrebatadora é a queda da Enterprise D.

Generations faz o que se propos a fazer, passa o bastão de uma tripulação para a seguinte deixando caminho livre para Picard continuar as aventuras pela Fronteira final. Funciona mesmo para os não trekkers pois dá uma visão geral dos novos personagens.
Desta vez um livro com a novelização do roteiro estava nas livrarias na mesma época do lançamento do filme.
Pelo livro ficamos sabendo que o fim original foi um pouquinho modificado, e que a parte inicial seria maior com a apresentação dos paraquedas orbitais, nos quais Jim seria perito. Pelas cenas dos trailers do filme de 2009 é posivel que vejamos tais paraquedas em ação desta vez.

Um comentário:

Caio Coletti disse...

Ah, a Nova Geração! Me desculpe, mas não posso evitar de ser mais fã de Picard do que de Kirk. Ele tem um espírito mais parecido com o meu, seja na curiosidade ou na vontade de explorar o desconhecido. Picard é um diplomata, não um guerreiro, um homem que sabe o quanto custa restabelecer a paz quando ela acaba perdida. E Patrick Stewart é um ator tão fantástico! Poucos eu admiro como ele, de fato um dos melhores por aí.

David Carson é um bom diretor, mas de fato acho que para os fãs mais da série original ele deixou a desejar na personalidade dos personagens. Mas isso é bem mais culpa do roteiro. É uma tendência horrível culpar o diretor por tudo o que deu errado em um filme... Mas enfim, acho que agora vamos para a trinca da Nova Geração.

Empolgado na espera, hein?
Abraço

BONES-CINEMA-TV
>