quarta-feira, 29 de abril de 2009

Insurrection


12 de Fevereiro de 1999: Star Trek - Insurrection - direção de Jonathan Frakes.
(11 de Dezembro de 1998 USA)

É um filme para fã ver. De verdade. Se alguém que nunca assistiu ao seriado da Nova geração ver o filme vai dizer que é fraco. Não é.
Picard se volta contra a Federação quando descobre que um grupo minoritário será relocado sumariamente de seu planeta para que testes científicos sejam feitos, e com o aval da Federação . Picard toma o lado do mais fraco apoiando o comandante Data que iniciara a defesa dos inocentes.Para defender os Ba'ku
Picard retira o emblema da Federação e começa a planejar a insurreição com a ajuda de seus oficiais, também sem uniforme,
Worf, Troy, Crusher e Data. Riker e LaForge permanecem na nave para combater as naves dos So'na. Mais Jornada impossivel.

Os So'na seriam dissidentes dos Ba'ku que partiram um século atrás para explorar o Universo. Agora voltavam para ter o controle do segredo do planeta: a energia gerada pelos aneis em torno do planeta funcionavam como uma fonte da juventude.

Há lindas cenas, cenários gigantes e bucólicos, onde vemos um Picard mais tranquilo, e piadas com todo mundo, de Worf com espinhas até o fato de Data não respirar (ou flutuar)além Picard e Worf CANTANDO A British Tar, de Gilbert & Sullivan!!
É um episodio da nova geração. Se fosse recapitular as sete temporadas eu colocaria no topo da retrospectiva o episodio em que Jean Luc tem a mente invadida por uma sonda alienigena e vive uma vida completa em 22 minutos (é aquele da flauta). O fato é que Insurreição me faz lembrar deste episódio toda vez que assisto.


curiosidade: o título desse filme durante a produção era Star Trek 9 - Nemesis.

Abaixo trecho do meu primeiro resumo de jornada feito no computador. Antes eram cadernos e mais cadernos...


"O planeta onde os BA'KU vivem não é seu lar de origem, após explorar o espaço eles resolveram abandonar a tecnologia e viver de forma mais simples. Mudaram para este planeta, onde anéis de radiação os tornara imortais.Seus filhos cresciam normalmente até a idade adulta quando não mais envelheciam. Seiscentos habitantes permaneciam no planeta onde há um século alguns dos jovens se propuseram a buscar novamente o espaço . Esses que se foram se tornaram os SO'NA. "

Um comentário:

Caio Coletti disse...

É, você disse tudo mesmo, é um filme para os fãs mais apaixonados e acho que Jonathan Frakes e os produtores acertaram em fazer algo assim depois de fazer o filme cheio de ação e pirotecnia que foi o anterior. Eu adorei o filme, de fato porque sou simplesmente obcecado pela Nova Geração! Mas enfim, essa coisa do título durante a proução era porque o porjeto era para ser mesmo o "Nemesis", com o mesmo roteiro inclusive, mas os produtores desistiram e refizeram a proposta.

Abraço

BONES-CINEMA-TV
>