segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O nevoeiro - (the mist)


´filme
FICHA TÉCNICA
THE MIST
Direção: Frank Darabont.
Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Chris Owen, Natan Gamble, Lauren Holden, Alexa Davalos,William Sadler,Andre Braugher.
Origem: EUA
Ano de produção: 2008.
Duração: 126 min.
*
sinopse:
Cidade pequena,litorânea, dessas em que as pessoas tem casas de férias;Uma tempestade causa estragos. Pessoas correm ao supermercado na manhã seguinte em busca de suprimentos para sanar os estragos. De repente um nevoeiro desce sobre a cidade como uma avalanche e não se pode enxergar nada um passo a frente. Dentro do supermercado as pessoas ficam perplexas até que um homem surge, sangue em suas roupas, gritando que há algo no nevoeiro.
O medo toma conta dessa pequena população dentro desse ambiente restrito e dentre eles começam a se formar grupos. Aqueles que aceitam e esperam, aqueles que decidem que precisam buscar ajuda, aqueles que temem a ira de Deus, aqueles que não querem ser lideres mas lideram, aqueles que sabem mais do que mostram.
O nevoeiro aos poucos vai revelando seus monstros mas são os monstros humanos que chamam nossa atenção.

Baseado num conto de Stephen King, esse filme prende pelo suspense mais que pelo terror que o trailer anunciava. Essa micro sociedade é uma amostra da sociedade americana, o nevoeiro uma metáfora dos perigos externos, as decisões desses indivíduos são baseadas no medo.
Sem questionar a politica implícita é um filme de tirar o fôlego.

Foi possível temer e sentir raiva de alguns personagens, torcer as mãos ante uma tentativa de escape, rir da imbecilidade de alguns, deu vontade de estrangular uma das personagens só pra fazer ela ficar quieta , foi também possível soltar um OHH de espanto ante a criatura com o misterioso tentáculo e foi possível ficar sem palavras ante o final do filme.

Um final que pode muito bem ter selado o destino de O Nevoeiro.

Eu adorei !!!!!!!!


Obs.: o conto O Nevoeiro é parte do livro Tripulação de Esqueletos, editora Objetiva.

4 comentários:

Rafael Menezes disse...

"Essa micro sociedade é uma amostra da sociedade americana, o nevoeiro uma metáfora dos perigos externos, as decisões desses indivíduos são baseadas no medo."
Uau
Sua crítica não poderia se mais linda. Adorei a interpretação do filme

bones disse...

Rafa, foi culpa do Andre Braugher, Até ele chamar o grupo que saiu com ele de minha gente aficha não tinha caído, se bem que no conto isso fica mais óbvio.
Lembre de vc ter me dito quando viu esse filme ano passado que o público aplaudira quando a beata era silenciada. Cheguei a pensar na época que seria mais um filme esquecível, foi uma bela surpresa.
obrigada por trazê-lo para mim.

Caio Coletti disse...

Uau. Filmaço, uma das mais interessantes adaptações do Stephen King, direção do Darabont que além de ser um artista com a câmera parece conseguir lidar bem com as obras do escritor, já que ele fez "Um Sonho de Liberdade" também.

Enfim, o final é surpreeendente, o filme explora divinamente a psicologia dos personagens e a atuação da Marcia Gay Harden (a Sra. Carmody, a que você quis estrangular eu imagino rs) é não menos que antológica.

Abraço.

Ricardo Martins disse...

Uau, você gostou?
Pois eu já declarei um dos piores filmes que já vi na vida!
Minha critica é: que esse filme é brutal e sanguinário, com final perturbador!
Prefiro mil vezes O Iluminado!
ABRAÇO

BONES-CINEMA-TV
>