domingo, 6 de setembro de 2009

Sete noivas para sete irmãos - um musical de 1954

O guia "1001 filmes para ver antes de morrer" diz que o filme é profundamente sexista e altamente assobiável. Menciona ainda que é sobre "seis irmãos repulsivos".
Bem... colocado assim, não seria minha primeira escolha para assistir numa tarde de domingo, mas dentre os filmes de "sessão da tarde" que já assisti esse é um que ficou na memória, independente se ser rotulado com qualquer adjetivo (e críticos adoram rotular) eu gosto do filme.


A estória é simples: sete irmãos vivem nas montanhas, o mais velho, Adam (Howard Keel) decide vir à cidade para encontrar uma esposa que possa lavar e cozinhar para ele e os irmãos, tarefa que ele julga fácil, e quando encontra Milly (Jane Powell) e ela aceita sua proposta de casamento (claro que ele não mencionou os irmãos) seu objetivo está cumprido.
Milly não se amendontra com os irmãos sem modos que encontra, ao contrário, em pouco tempo coloca ordem na casa e nos marmanjos, tanto que eles se empolgam em encontrar esposas para si próprios.
Mas os garotos agem por impulso e raptam seis garotas da cidade, passando pelo desfiladeiro logo antes que uma avalanche bloqueie a única passagem e todos acabam presos na montanha nos longos meses de inverno.
Entre canções e danças todos se entendem e terminam num casamento coletivo na primavera com direito a pais armados no fundo da sala.

A maioria das canções fica realmente na cabeça, difícil não ficar. A coreografia mistura acrobacias aos passos de dança, pois entre os irmãos só quatro eram bailarinos, Howard Keel não dança e Russ Tamblyn era um acrobata.
A MGM não acreditava nesse filme, tanto que vetou as locações e o filme teve de ser todo filmado em estúdio.
Além disso, um corte no orçamento exigiu criatividade: os figurinos, os vestidos principalmente, foram feitos de cobertores e colchas comprados de uma organização de caridade. Um vestido que Milly usa feito em Patchwork ficou adorável.
Na verdade estar abaixo do radar do estúdio teve seus méritos pois duvido que as letras das músicas seriam aprovadas pela censura da época se achasse que o filme seria um sucesso de público.
O filme custou pouco mais de 2 milhões e meio e rendeu 5 logo de cara. Recebeu elogios até do presidente Eisenhower , foi indicado a cinco Oscar e levou o prêmio pela trilha sonora.

Dirigido por Stanley Donen têm ainda no elenco: Jeff Richards,Marc Platt,Tommy Rall, Matt Mattox, Jacques D'Amboise, Julie Newmar, Betty Carr e Ian Wolfe.

a canção inicial do filme


partes do filme em:
http://www.youtube.com/watch?v=UQ2h97OfJtU créditos e parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=yReo37GOmbw o rapto

2 comentários:

Cintia Carvalho disse...

Oi Bones!
Caraca!!!!!!!!
Entro no seu blog para agradecer os comentários feitos no meu e falar que estou com texto novo e me deparo com seu comentário sobre este "belo filme", que por acaso ou uma feliz coincîdência do destino, assisti ontem (dia 5/09). Ou devo dizer, transmissão de pensamento.......rsrs.
Brincadeiras a parte, uma amiga do trabalho me emprestou o DVD e ontem aproveitei a tarde calma e livre para assisti-lo.
ótimo filme, inclusive no post novo faço um pequeníssimo comentário sobre ele.
E vc escreveu muito bem.
Tb gostei da lembrança do filme "Lili", um dos meus preferidos.
Quanto a Kristie Allien, não sabia que ela passava por problemas com a balança. A vi pela primeira vez no filme "Olha quem está falando" e a achei muito bonita. Depois que vc comentou fui pesquisar no google sua luta contra a balança.
Tomara que ela consiga se recuperar e voltar a atuar.
Um abraço.
Cintia Carvalho.

PS: Boas lembranças me vieram a mente.

www.cintia-carvalho.blogspot.com

Marcelo A. disse...

Não há um só santo dia em que deixe de agradecer a Deus por ter TCM em casa, senão, onde mais poderia rever filmes deliciosos como esse?!

Nossa Senhora da TV Por Assinatura, rogai por nós que recorremos a vós!

Uahahhahahahaaaa!!!!

BONES-CINEMA-TV
>