segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

UP in the Air - Amor sem Escalas.


e mais ma vez o título em português engana o desavisado.
Eu traduziria como "sem chão" mas enfim.....
Goerge Clooney, que está nas listas para concorrer ao Oscar por este filme, interpreta um profissional especializado em despedir pessoas.É assim: uma empresa decide fazer cortes no seu quadro de funcionários, escolhe quem vai mandar embora então contrata os serviços de outra empresa para avisar os funcionários que eles estão demitidos. Tem lógica? Cortar despesas terceirizando o RH?
Enfim, um momento em que só se falou de recessão, quebras e nivel de desemprego nos Estados Unidos o filme foi feito na hora certa.

Viajando de cidade em cidade, colecionando milhas aéreas com o intuito de chegar a 10 milhões, Mr Ryan Bingham é o homem mais simples do planeta. Ele não pede muito, só um check in rápido, bajulação e serviço de quarto, (o que a coleção de cartões corporativos garante)e o maior tempo possível LONGE de casa.
Entre um aeroporto e outro conhece Alex que é tão prática e desapegada quanto ele e viaja quase o mesmo tanto, e parecem feitos um para o outro.

Mas as viagens de Ryan podem ter os dias contados quando uma colega de trabalho propõe um novo modo de realizar as demissões através do país de forma mais moderna e rápida.

As tomadas aéreas das cidades são um diferencial . George sempre um charme e o filme prende a atenção mas não acho que seja o tipo de filme para ganhar o Oscar.Adorável, engraçado,leve, divertido para passar o tempo. Nem mesmo a temática do desemprego chega a ser deprimente aqui, é tudo muito descartável como a vida do protagonista.
Até dá para torcer pelo personagem mas fica na intensão, o filme acaba e a única pergunta que ficou na minha cabeça foi: Pra onde ele viajará agora?

Eu, voltei para casa.Para uma nota, seria 8.

2 comentários:

Caio Coletti disse...

Parece um filme muito... simpático. O que me fez comprar a idéia de que poderia ser algo além disso foi mesmo o trailer. Me surpreendeu o monólogo do George Clooney na peça de divulgação, me fez mudar de perspectiva. De repente parecia uma daquelas pequenas pérolas de filosofia indie sobre a natureza humana ou algo do tipo. Lendo sua resenha me voltou a percepção que pode muito bem ser mais um draminha leve (indie tbm, mas isso não vem ao caso).

Abraço! :D

bones disse...

na verdade Caio o filme é mais realista do que dramático.Vc bem que pode conhecer alguem igualzinho ao personagem.
acho que isso é me incomodou.

BONES-CINEMA-TV
>