domingo, 18 de abril de 2010

Medidas Extremas


Extraordinary Measures (2010) é um filme que aborda um tema difícil de colocar na tela: a estória real sobre a pesquisa e desenvolvimento de um remédio para uma doença genética fatal.
Poderia ser muito chato mas não é.
Primeiro por ter Harrison Ford e Brendan Fraser encabeçando o elenco.
Segundo por nos mostrar os doentes do ponto de vista otimista, ou seja, enquanto vivenciando vidas quase normais.
Ford é o cientista esquentado que quer fazer tudo do seu modo e não aceita que ninguém lhe diga como comandar seu laboratório. Tem uma pesquisa promissora mas não os recursos para colocá-la em prática por causa de seu temperamento.
Então surge Fraser, pai de duas crianças com a doença, que primeiro procura ajuda para sua filhinha e depois acaba como procurador do médico para levantar fundos.
Ele muda com a familia para trabalhar no laboratório que pesquisa o remédio na esperança de que seus filhos sejam beneficiados.
A estória então se concentra nos percalços de se conseguir autorizações para testes de drogas nos Estados Unidos e no quanto o mercado futuro é levado em consideração.
Mas , como disse, os atores não deixam que fique chato.
A atuação de Fraser é convincente e extremamente emocional enquanto Ford tem seus momentos de cientista excêntrico durão quando necessário .
Ainda no elenco Keri Russell e a menina Meredith Droeger que deve ter praticado muito para uma corrida de cadeira de rodas motorizada.

A produção também é de Harison Ford.
O filme prende do começo ao fim mas tem "cara" de televisão, talvez pelo tema ou por alternar entre cenas panorâmicas e diálogos com close, ou mesmo pela velocidade com que é conduzido.


A doença -Pompe disease - é real assim como a pesquisa.
Um site ingles dá as devidas explicações (http://www.pompe.org.uk/) sobre a doença, as pesquisas e o tratamento.

Ainda não tem data de lançamento para o Brasil. A estréia na Argentina e em Portugal é dia 29 deste mês.

Nenhum comentário:

BONES-CINEMA-TV
>