sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Se reciclar dá certo para que criar? - falando sobre Karatê Kid.

1 - Escolha um filme com algum lucro na bilheteria
2 - Faça uma continuação
3 - Se a continuação deu lucro então prepare mais uma, deixe a terceira engatilhada.
4 - Espere alguns anos para refilmar o mesmo roteiro (devidamente atualizado)
5 - Lance o Remake com estilo e muita propaganda.

Esta listinha deve estar afixada na parede de todos os produtores de Hollywood.

Pode-se até dizer que é culpa da crise econômica (?) o fato de poucos estúdios estarem lançando filmes realmente novos. Alias, para se correr algum risco estão escolhendo nomes com peso suficiente para se auto sustentar (exemplo do recente Inception).
Talvez Scott Pilgrim esteja numa categoria à parte, mas dele falaremos só em Novembro (acredite que tenho reservas sobre quem escolhe estas datas de lançamento).

Hoje estreou no cinemas brasileiros KARATÊ KID - filme de grande sucesso em 1984 com o estreante Ralph Macchio e o simpático Pat Morita.
Daniel era um adolescente solitário que aprende com o vizinho Myiagi os rudimentos do caratê e entra numa competição tendo como adversários os alunos de uma escola de artes marciais. Claro que o garoto que foi treinado com métodos não ortodoxos ( encerando carros, construindo e pintando casas e pegando moscas com rashi) ganha dos atletas profissionais e todo mundo adora.
Adicione uma trilha musical vibrante, o rostinho angelical do Ralph e um leve toque de romance e temos a receita deste sucesso em particular.
Mister Myagi ainda seria o professor de Ralph por mais dois filmes e terminaria sua carreira doutrinando uma jovem Hilary Swank.
Quem gostou do primeiro certamente torceu o nariz para o último, mas, hey, isto é Hollywood!

Agora vinte e seis anos depois eis que surge o REMAKE tendo como protagonista um verdadeiro mestre de artes marciais: Jackie Chan(cá entre nós, não creio que Pat Morita derrubaria sequer uma mosca )

Jack interpreta Mister Han que ensinará o garoto americano Dre (Jaden Smith)os fundamentos do Caratê (leia-se Kung Fu) e desta vez no coração da China.
A estória continua a mesma, até nos momentos decisivos, sem nenhuma margem para surpresas.
O ponto favorável neste filme ficou por conta das belas paisagens chinesas.
Para quem nunca viu o original pode ir assistir e apreciar, até rir um pouco e torcer pelo jovem Dre. Quem já viu o original vai se sentir traído, eu me senti.


3 comentários:

Thiago Paulo disse...

Bones, o link na postagem é pra outro texto onde comento sobre The walking Dead.

http://conexaotvcinema.blogspot.com/2010/07/series-walking-dead.html

Sobre seu Karate Kid, sei não, tenho medo desses remakes. Nem bem estreou e já estão pensando na continuação.

abraço.

Caio Coletti disse...

Estava lendo agora a pouco uma matéria sobre esse filme na revista PREVIEW desse mês, e como sempre eles deram aquela visão otimista que sempre dão sobre os grandes arrasa-quarteirões antes de vê-los de verdade. Claro, depois vem as críticas e a realidade da coisa rs.

Bom, "Karate Kid" não foi especialmente marcante na minha infância, acho que o que eu mais vi foi esse último com a Hilary Swank novinha. Mas a figura do Mestre Myiagi é um ícone da cultura recente. E acho que Jackie Chan é um substituto a altura de Pat Morita. Já Jaden, não vi o bastante dele pra me impressionar, quem sabe agora... pais talentosos ele tem.

E essa história de esquemão de continuações hollywoodiano é bem isso que você falou mesmo, um livro de regras que eles parecem ter colado na parede. Particularmente, acho ridículo, mas inevitável.

Abraço Bones!

Silvia Freitas disse...

Pois é Bones, karate Kid está sendo um grande divisor de águas. Muitos gostaram, outros preferem mil vezes o original. Na vdd, nunca fui muito fã do original, talvez por isso me simpatizei com este remake, mas nada que me faça querer assistir outras vezes. Comercial, como o outro.

BONES-CINEMA-TV
>