sábado, 23 de outubro de 2010

MICMACS - Um Plano Complicado



"Micmacs à Tire-Larigot" produção francesa de 2009 dirigido por Jean-Pierre Jeunet, com Dany Boon e Dominique Pinon.
O diretor definiu como "uma sátira à comercialização mundial de armas", eu vi e achei que é uma homenagem a Willie Coyote.

Todo o filme é surreal. O nosso herói se chama Bazil, ele ficou órfão quando o pai foi explodido por uma mina num deserto. A mãe não se recuperou do trauma e o menino foi parar num cruel internato de onde fugiu na cesta da lavanderia.
Trinta anos se passam e eis que numa pacata noite, Basil, que assistia um filme na locadora onde trabalhava, é atingido por uma bala perdida .
Os médicos decidem por deixar a bala na cabeça do rapaz ao invés de retirá-la .
Bazil recebe alta e descobre que não tem mais lugar para morar, nem emprego, nem nada de seus pertences. Ainda assim ele sobrevive nas ruas da cidade graças a inteligência e habilidade de mímico.
Ele não passa despercebido pelos submundo e é adotado por um grupo que "mora" numa pilha de sucata que na verdade é a entrada para uma versão da Batcaverna feita por material reciclado.
Bazil está integrado nessa nova realidade até se deparar com dois prédios imponentes na cidade. Um, o da empresa que construiu a mina que matou seu pai e o outro que fabricou a bala na sua cabeça. Depois de ser expulso de um e ouvir o discurso do presidente do outro ele chega a conclusão que fabricantes de armas não são boas pessoas e que merecem ser punidos.
Assim ele e sua nova família põem em prática um plano para dar uma lição neles.

É uma crítica ao comercio de armas e poderia ser deprimente, ao contrário, é um filme hilariante .
O diretor é o mesmo de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Está na Mostra Internacional de São Paulo.

Nenhum comentário:

BONES-CINEMA-TV
>