segunda-feira, 12 de outubro de 2009

H.P. Lovecraft, um escritor.


H.P. Lovecraft é um nome conhecido para qualquer um que goste de ficção científica, mesmo que não conheça a fundo seu trabalho, ele influenciou escritores , cineastas e musicos que se basearam em suas criações. Nascido em 1890 e falecido em 1937, era um escritor à frente de sua época. Ele imaginou alienigenas vivendo na Terra a milhares de anos que seriam tomados por Deuses e adorados por comunidades pagãs, imaginou monstros na escuridão espreitando-nos, anônimos, esperando...Sua literatura é basicamente de terror mesmo quando nos conta o inimaginável é o medo que fica entre linhas.

Estava em minha estante já a algum tempo um volume de "O chamado de Cthulhu e outros contos " da editora Hedra. Comecei a ler algumas vezes , faço isso, e finalmente terminei hoje. Não pude deixar de comparar os textos com imagens de filmes como 2001 ou a Máquina do tempo, foi inevitável, é como se esse escritor do inicio do século XX tivesse acompanhado os mesmos filmes que eu na infância. Claro que provavelmente foi o contrário, creio que os escritores de The Twilight Zone deveriam ser fãs, mas foi revigorante ler algo tão imaginativo . H.P. Lovecraft não teve o reconhecimento devido enquanto vivo, pena, hoje seus trabalhos devem se enquadrar como "dominio público" , tornando seus livros bem mais acessíveis, mesmo pela internet.



Um comentário:

Caio Coletti disse...

De fato, conheço pouco do trabalho desse escritor, apesar de já ter ouvido muito falar de seus contos, que parecem ter influenciado de Ray Bradbury a J.K. Rowling, sem escalas. Parece ser uma experiência bem curiosa ler o que inspirou alguns de seus autores preferidos, quem sabe um dia não encontro um desses livros em uma biblioteca por aí.

O que ouvi falar mesmo era que Lovecraft era esquizofrênico, deixava os monstrose perigos de suas histórias se alojarem em seu subconsciente, morreu jovem e delirante. Parece que gente com imaginação demais acaba apagando a linha com a realidade né?

Abraços Bones!

BONES-CINEMA-TV
>