domingo, 18 de outubro de 2009

Jesusalém ou Antes de nascer o mundo - Mia Couto.


Mia Couto é um escritor moçambiquenho que é também um biólogo e ambientalista.Seu livro Terra Sonambula foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX.Dentre os títulos que ele escreveu destaco: O último vôo do Flamingo e Venenos de Deus , Remédios do Diabo.


Este seu livro mais recente vem com uma estória perturbante de homens que escapam da realidade para um mundo imaginativo real onde se cria uma nova Pátria em que o mundo não existe e os cinco personagens iniciais se consideram as únicas pessoas na face da Terra que esperam a chegada de Deus nessa lugar onde Jesus se descrucificou. São eles rebatizados :
Silvestre Vitalício e seus dois filhos, Mwanito e Ntunzi, mais o Tio Aproximado e o soldado Zacaria Kalash. E ainda uma bela mulher virá do mundo morto em busca da mesma alienação e transformará as vidas desses personagens.

Mia couto já foi descrito como disseminador de palavras, de transfronteiriço, isso por seus conterrâneos, por isso creio que muito do que ele escreve esteja enraizado na cultura de sua história e da história da África. Algumas das idéias expressas nesse livro são revoltantes para mim, o modo como o pai se impõe sobre os filhos, a descrição das mulheres, o modo de encarar a morte... Jesusalém é a morte sem luto ,uma viagem em busca de redenção ou uma escapatória dos pecados dos homens para um novo começo.
De certa foram me lembrou Vidas Secas de Graciliano Ramos, com seus personagens regionalizados, simples dentro de seu mundo. Me abre então um leque imaginativo que fantasia os moçambiquenhos como um povo mágico longe do mundo real, quase inexistentes.
Mas isso é literatura e não documentário. Mia Couto é um mestre em abrir mundos na imaginação do leitor, deve ser isso que me impulsiona a ler seus livros.

uma curiosidade - nos demais países de língua portuguesa o livro manteve o título de Jesusalém, aqui no Brasil mudaram para Antes de nascer o Mundo. O porquê para mim é um mistério.

Antes de Nascer o Mundo
Mia Couto
Companhia das Letras
280 páginas

3 comentários:

Cintia Carvalho disse...

Oi Bones!
Não conheço este autor. Vou pesquisar sobre ele. Achei o tema interessante e uma boa indicação.
Gosto dos seus textos e de suas dicas.
Apareça mais vezes la no blog.
Li seu texto sobre o filme a proposta e a verdade. Vi os dois e vc resumiu bem o contexto.
Um abraço.
CIntia Carvalho.

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem: ‘Custe o Que Custar: Melhor do Brasil.’ Estamos realizando, também, enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Cintia Carvalho disse...

Oi Bones!

Obrigada pela nova visitinha e fiquei feliz em saber que vc passa por lá.

Nossa, vc não tira férias há muito tempo. Confesso que depois que me tornei mãe, meu tempo se tornou bem escasso e hj tento conciliar trabalho, casa, filho, amigos, família, eu e meus filmes. Uma jornada bem cansativa.
Quando tive essa chance não pensei duas vezes fiz uma das coisas que mais gosto e descansei tb.

Acredito que vc va gostar de BI. O filme é muito bom mesmo e Tarantino foi bem feliz no tema e na forma como o desenvolveu.

Acredito tb que vc va gostar da seleção de filmes que coloquei em meu novo texto.

Um abraço.
PS. adorei o "criança". Me senti uma menininha.....rsrs

BONES-CINEMA-TV
>