domingo, 31 de outubro de 2010

34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - filme: Como terminei este verão

Como terminei este verão (Russia 2010)


Este sim parece filme de mostra.
Totalmente fora dos padrões americanos de cinema que o mundo procura copiar.
Pavel e Sergei estão sediados numa base meteorologica no Ártico.
Sergei um veterano experiente e perfeccionista, russo da velha escola onde se aprende a tirar proveito de todas as situações e adaptá-las ao regime, que tem uma familia na Pátria mãe.
Pavel jovem estagiário sem grandes responsabilidades e sem grande interesse no trabalho enfadonho que se propôs a executar.

Quando Sergei se ausenta por alguns dias (para pescar) Pavel recebe uma mensagem importante para o companheiro mas opta por não transmiti-la.
A tensão aumenta, da nossa parte , enquanto esperamos que o rapaz fale com Sergei. Ele por algum motivo se esquiva e ainda consegue tomar todas as decisões erradas possíveis no meio do nada a zero graus centígrados.
Enfim, o filme se resume a estes dois personagens neste momento específico e na falha de comunicação entre os dois. Seja pela idade, pela hierarquia ou pela insanidade causada pelo isolamento , o fato é que uma barreira separa estes dois homens.

Do lado de cá da tela foi forte o desejo de entrar lá e dar uns tapas no moleque. Estava por desejar que um urso polar encontrasse seu banquete de verão.

As imagens invocam a solidão do local, a sensação de desolação e a força da Natureza. Além de tirarem o fôlego em algumas tomadas.

Notei ainda o acúmulo de lixo que se mostra dentro do acampamento. De longa data e de alta periculosidade. LIxo radioativo a céu aberto.

No atual clima de defesa do meio ambiente em que vivemos tal cenário sobressaiu mais que a Aurora Boreal .

Pena que este tipo de filme raramente aparece no circuito comercial.Espero que saia em DVD

Um comentário:

Jenifer Torres disse...

Olá. Também estou louca para ver Relíquias da Morte.
Abraços.
www.dicaselistas.blogspot.com

BONES-CINEMA-TV
>