terça-feira, 8 de março de 2011

ASTERIOS POLYP

"..e se a realidade como percebemos fosse mesmo uma extensão de nos mesmos...."
é uma das divagações do etéreo narrador de ASTERIOS POLYP , primeira graphic novel de  David Mazzucchelli, publicada em 2009 pela Pantheon Books.


Asterios é um professor de arquitetura que construiu toda sua reputação numa unica ideia publicada e revalidada  . Aos cinquenta anos um incidente totalmente aleatório muda completamente sua vida . Então acompanhamos essa reviravolta ao mesmo tempo em que conhecemos sua estória passada através da narração irreverente, filosofica e bem humorada de seu irmão gêmeo natimorto - Ignacio.
Critica social, relacionamentos, teologia , história e ciência insistem em fazer parte da vida de Asterios enquanto ele afinal se enquadra num meio social e consequentemente coloca sua vida em ordem.
Chame metáfora, expiação, alegoria, pode escolher, haverão muitas interpretações para  as imagens ora em amarelo vivo, ora em pastel ou, no meu preferido, quando os personagens se separam em diferentes tecnicas de desenho num mesmo quadro.

É um objeto a ser sentido  antes de ser lido. O peso e a textura do papel reciclado ajudam a sensação.
No final aposto que dará o que pensar.




David Mazzucchelli é desenhista e escritor alem professor na School Visual of Arts em Nova York e passou 10 anos trabalhando neste projeto. Seu nome também é  lembrado por ter desenhado edições de Batman-Ano Um e do Demolidor e pela colaboração na adaptação da graphic novel "Cidade de Vidro", de Paul Auster..

Ponto a favor: Dá aos gatos seu devido valor!

nota: A Companhia das Letras lançará o título neste semestre pelo selo Quadrinhos na Cia.

Um comentário:

Laila disse...

Olá, eu sumi, tu sumiste,..., enfim nós sumimos...
Está tudo bem?
Abraços

BONES-CINEMA-TV
>